O curso – 2017

Objetivo do curso

O curso busca capacitar os participantes a elaborar perguntas científicas relevantes em Fisiologia, tendo em mente sua aplicação em pesquisa científica de base ou aplicada. Isto é feito através da promoção da vivência no dia-a-dia da pesquisa do Departamento de Fisiologia do IB-USP e da promoção de discussões sobre de conceitos fundamentais e complementares necessários para uma boa formação em FisiologiaIsto ocorrerá por meio de aulas teóricas básica e, principalmente, da realização de estágios supervisionados, orientados  pelos pós-graduandos e professores deste departamento.

Teoria e prática

O curso terá uma duração de três semanas (3 a 21 de julho de 2017), em período integral e será dividido em aulas teórico-práticas e desenvolvimento de estágio com projeto de pesquisa. Na primeira semana e metade da segunda semana teremos aulas, palestras com os pesquisadores do departamento e visitas aos laboratórios . Na segunda metade da segunda semana e na terceira semana, os participantes desenvolverão um projeto de pesquisa em um dos laboratórios do Departamento.

Estágio supervisionado

Os estágios supervisionados nos laboratórios do Departamento de Fisiologia terão como objetivo exercitar o pensamento científico, a partir de temas gerais, ou “contextos científicos”, que serão apresentados na primeira semana do curso. Na segunda semana, os estudantes deverão escolher um dos temas apresentados para realizar seu estágio. Haverá mais de uma vaga por laboratório, de modo que o estágio será realizado em grupo. Em caso de superlotação, a seleção será feita por sorteio.

Com base no contexto científico escolhido e com auxílio dos pós-gradunados e professores orientadores, os alunos formularão uma pergunta. Serão trabalhados o pensamento crítico e noções básicas do método científico. Além disso haverá contato com as técnicas e projetos dos pós-graduandos do departamento. Com esse suporte científico e técnico, os estudantes elaborarão um projeto de pesquisa a partir da pergunta formulada. Em função da curta duração do estágio, não será exigida, embora será incentivada, a obtenção de resultados experimentais. Reforçamos, contudo, que o foco do estágio é a aquisição de conhecimento e habilidades fundamentais para planejar e escrever um projeto científico, e não a execução de experimentos.

Ao final do estágio, os alunos entregarão um projeto escrito de 2 páginas e farão uma apresentação oral, que serão arguidos pela banca avaliadora composta por três membros do Departamento.

As inscrições estão abertas!! Clique aqui para acessar a página

Dúvidas? Consulte nosso FAQ.

Anúncios