FAQ

Perguntas frequentes!

Tire suas dúvidas aqui primeiro!!

  1. Faço graduação, posso me inscrever no curso de Inverno? Como faço?

    Sim! Você se inscreve no processo seletivo para participar do curso. Como nossas vagas são limitadas, nos selecionamos os candidatos com base nos critério de seleção (ver abaixo). Nossa seleção prioriza alunos no fim da graduação e alunos recém graduados, que já tenham alguma experiência com disciplinas de Fisiologia. As inscrições são realizadas aqui.

  2. Vocês irão fornecer alimentação (almoço e janta) para os alunos?

    Estamos estudando a possibilidade de ajudas de custo com alimentação, porém ainda não temos certeza. Incluiremos essa informação aqui no site, assim que possível.

  3. Todos terão estadia garantida?

    Em 2016 não tivemos como cobrir os custos com hospedagem dos participantes e, como a situação financeira este ano não mudou, é provável que não consigamos. Porém a USP tem um serviço de hospedagem (alojamento CEPEUSP) que sai barato e é possível que consigamos parceria com algum hostel próximo para conseguir descontos. Caso você seja selecionado, vamos te orientar quanto a isto.

  4. Se eu não quiser/puder ficar no hotel, tem alguma outra opção de hospedagem?

    Uma boa alternativa são as repúblicas dos pós-graduandos do departamento, que costumam fornecer vagas a preços acessíveis, dependendo do acerto com a república. Caso você seja selecionado e opte por essa opção, mas não conheça nenhuma república disponível, entre em contato com a comissão para que te indiquemos uma.

  5. Será necessário gastar com passe de ônibus para chegar até o curso?

    Depende do local em que você se encontra. As repúblicas dos alunos que podem fornecer vagas são todas nas redondezas e, em geral, não precisam de transporte. A tarifa dos ônibus e metrôs em São Paulo custa R$3,80.

  6. Qual o aeroporto mais perto da USP?

    O aeroporto mais próximo é o de Congonhas. Entretanto há ônibus pagos que saem de aeroportos mais distantes como Cumbica (Guarulhos) ou Viracopos (Campinas) que param em pontos próximos à USP. Entre em contato com a comissão para mais detalhes.

  7. Gostaria de saber como será feita a seleção e se quem não passar poderá participar do curso.

    A seleção é feita com base nos dados do formulário de inscrição, com peso maior para as “questões para seleção”. Poderão participar apenas os alunos selecionados. Os inscritos serão selecionados com base nos critérios descritos aqui.

  8. O curso em questão também está aberto aos alunos de pós-graduação da USP?

    Não aceitaremos inscrições de alunos que já estejam regulamente matriculados em curso de pós-graduação. A seleção dá preferência para alunos no final da graduação e recém-graduados. Das 30 vagas oferecidas, 5 vagas serão para estudantes provindos da USP, 2 para estudantes estrangeiros e as demais são reservadas para pessoas de fora da USP.

  9. No curso serão abordados tópicos sobre Fisiologia Humana?

    Sim, o curso aborda alguns pontos de Fisiologia Humana, além da Fisiologia de outras espécies animais.

  10. É pré-requisito a disciplina de Fisiologia ou disciplinas relacionadas a Fisiologia, como Biologia Celular, Genética, Bioquímica, Embriologia, etc.?

    O pré-requisito é estar cursando ou ter cursado alguma disciplina de fisiologia (celular, geral, humana ou animal). Apesar do curso ser dado em nivel de graduação, mais aspectos serão detalhados e um mínimo de conhecimento prévio é recomendável. Por isso, há a necessidade do histórico escolar, pois avaliamos se o candidato se encaixa neste pré-requisito. Caso você não seja da área de biológicas, e portanto não teve qualquer contato com fisiologia, e queira se inscrever, entre em contato diretamente com a comissão.

  11. Tenho interesse nas pesquisas de um laboratório específico. Quantas vagas de estágio serão oferecidas por cada laboratório?

    Cada laboratório do departamento oferecerá um número limitado de vagas para estágio, dependendo da disponibilidade dos pós-graduandos. Durante o curso, os selecionados escolherão seus laboratórios de interesse dentre aqueles disponíveis. Em caso de superlotação, haverá seleção por meio de sorteio. Ressaltamos, entretanto, que a experiência será proveitosa independentemente do laboratório, visto que todos os estágios proverão uma vivência com o método científico e com o Departamento de Fisiologia do IB.

  12. Não pude me increver no curso, mas gostei muito da programação e gostaria de saber se vocês tem planos de oferecer um outro curso semelhante para novas turmas?

    O curso acontece todo ano no mês de julho. Não deixe de se inscrever no próximo ano!

Anúncios